Sindilojas participa da segunda reunião do Conselho das Entidades

Na última quarta-feira, o Conselho de Entidades de Itajaí, um grupo formado por representantes de várias instituições da sociedade civil, se reuniu para discutir e propor soluções para os principais desafios que a cidade e a região enfrentam.

Um dos principais tópicos discutidos foi o edital de arrendamento do Porto de Itajaí, que está atualmente sob análise da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) em Brasília. Ricardo Colyer, presidente do Observatório Social de Itajaí, compartilhou detalhes de uma reunião recente com a ANTAQ, onde defendeu os interesses da cidade e do estado. O Conselho expressou preocupação com o futuro do porto e se ofereceu para colaborar no processo.

A reunião também abordou a revisão do ordenamento territorial da cidade, que está sendo conduzida pelo Conselho Municipal de Gestão e Desenvolvimento Territorial. Luiz Fernando Molleri, advogado, apresentou as principais diretrizes e propostas em análise, enfatizando a importância da participação da sociedade na elaboração do plano diretor.

A mobilidade foi outro tema discutido. Os conselheiros falaram sobre o Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí (PROMOBIS), que busca implementar um sistema integrado de transporte público entre Itajaí, Navegantes e Balneário Camboriú. O projeto foi aprovado em primeira votação na Câmara de Vereadores de Itajaí e será votado novamente na próxima terça-feira.

No final da reunião, foram levantadas várias questões e demandas, incluindo saúde, desenvolvimento, relação com a mídia, tecnologia entre outros temas.