FECOMÉRCIO-SC | SESC | SENAC | SINDILOJAS ITAJAÍ

Senac lança pedra fundamental de nova unidade em Itajaí

A construção da nova unidade do Senac em Itajaí ganhou um marco importante nesta segunda-feira (26), com a solenidade de lançamento da pedra fundamental. O empreendimento, que será construído na Avenida Osvaldo Reis, no bairro Fazenda, terá 9.182 metros quadrados de área construída e estará entre as cinco maiores unidades do Senac em Santa Catarina.

A cerimônia reuniu representantes da Fecomércio, Sesc e Senac Santa Catarina, autoridades municipais e lideranças empresariais. O descerramento da placa simbolizou o início de uma nova etapa para a educação profissional no município, com a ampliação da capacidade de atendimento para 11 municípios da região.

O projeto será implantado em um terreno de aproximadamente 19,3 mil metros quadrados e contará com dois blocos de três pavimentos cada. O complexo terá salas de aula modernas, laboratórios especializados, espaços de convivência, quadra esportiva e estacionamento coberto, além de ambientes destinados à alimentação e ao descanso dos estudantes.

Para as atividades práticas, estão previstas cozinhas pedagógicas, laboratórios de informática e inovação e espaços de simulação realística na área da saúde. Esses ambientes permitirão que os alunos desenvolvam habilidades em situações próximas às encontradas no mercado de trabalho.

A ampliação também permitirá diversificar a oferta de cursos, atendendo desde jovens que estão iniciando sua trajetória educacional até trabalhadores interessados em qualificação ou atualização profissional. Estão previstos Ensino Médio Integrado em Tempo Integral, Programa Jovem Aprendiz, cursos técnicos e pós-técnicos, ensino superior e formações de curta duração.

As áreas contempladas incluem administração, comércio exterior, logística, recursos humanos, saúde e tecnologia da informação. Outras novidades serão os cursos das áreas de Turismo e Gastronomia, voltados à formação de profissionais para setores de grande importância econômica na região.

“Estamos dando um grande passo para Itajaí, para a região e para Santa Catarina. Queremos formar cada vez mais profissionais, em diferentes áreas, para atender às necessidades do mercado e oferecer serviços cada vez melhores à população. O Turismo é um dos setores que queremos impulsionar com essa nova estrutura”, destacou o presidente da Fecomércio, Sesc e Senac Santa Catarina, Hélio Dagnoni.

Para o presidente do Sindilojas Itajaí e Região, Alfonso Debatin, o investimento representa um avanço para o comércio e o setor de serviços, especialmente diante da necessidade de profissionais qualificados.

“O comércio precisa de profissionais qualificados, e os jovens precisam de oportunidades. Essa nova estrutura vai reforçar a demanda hoje atendida e beneficiar a todos. É um investimento que traz ganhos para toda a região, fortalecendo a economia e criando novas perspectivas para quem busca o primeiro emprego ou deseja crescer profissionalmente”, afirma Alfonso.

Uma história que começou há mais de 75 anos

O lançamento da pedra fundamental também representa um novo capítulo na trajetória do Senac em Itajaí, iniciada em 1949, quando a instituição chegou ao município por meio de uma unidade móvel de formação profissional.

A primeira sede fixa foi inaugurada em março de 1978, na Rua Hercílio Luz. Na época, a instituição já atendia alunos de outros municípios, como Navegantes, Porto Belo, Tijucas, Bombinhas, Itapema e Brusque.

Entre os primeiros cursos oferecidos estavam datilografia e formações na área da saúde, estas últimas impulsionadas pela demanda de profissionais para o Hospital Marieta Konder Bornhausen, inaugurado em 1979.

Com o desenvolvimento econômico da região, o Senac passou a oferecer cursos em novas áreas. Em 1995, inaugurou instalações na Rua Pedro Ferreira, com o primeiro laboratório de informática da instituição no município. Em 2002, passou à categoria de Centro de Formação Profissional, ampliando suas atividades.

A atual estrutura, na Rua Brusque, foi inaugurada em 2019. Agora, com a construção do novo complexo, a instituição se prepara para mais uma etapa de expansão.

Em Santa Catarina, o Senac está presente em todas as regiões do estado, com 27 unidades educacionais, um restaurante-escola, uma lanchonete-escola e três unidades móveis. A instituição atua no Brasil desde 1946 e, em Santa Catarina, desde 1947, com foco na formação de profissionais para os setores de comércio de bens, serviços e turismo.

A solenidade desta segunda-feira contou com a participação do prefeito de Itajaí, Robison Coelho, do presidente da Fecomércio, Sesc e Senac SC, Hélio Dagnoni, do diretor regional do Senac SC, Fabiano Battisti Archer, da diretora regional do Sesc SC, Simone Karla da Rocha Batista, e da diretora do Senac Itajaí, Ana Paula dos Santos