Pesquisa revela dinâmica de carga e descarga nas ruas de Itajaí

Estudo realizado pela Fecomércio SC em parceria com Sindilojas analisa práticas de estacionamento e carga e descarga no centro da cidade.

Um estudo conduzido pela Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio SC), em colaboração com o Sindicato do Comércio Varejista de Itajaí (Sindilojas), trouxe o cenário sobre a dinâmica de carga e descarga de produtos nas principais ruas do centro da cidade de Itajaí.

A pesquisa, que entrevistou 403 estabelecimentos comerciais da região central da cidade, abrangendo diversas atividades comerciais, foi realizada utilizando uma abordagem mista, com entrevistas por telefone e visitas in loco aos estabelecimentos. A pesquisa foi realizada com um nível de significância de 95% e uma margem de erro amostral de 4,65%, garantindo a representatividade dos resultados.

Um dos principais objetivos da pesquisa foi compreender a frequência com que ocorre a carga e descarga de produtos nos estabelecimentos comerciais pesquisados. Os resultados revelaram que a maioria das empresas realiza essa prática duas vezes por semana, representando quase 20% da amostra (19,2%). Em segundo lugar, com 17,9%, estão aqueles que realizam a carga e descarga apenas uma vez por semana, seguidos por 14,7% das empresas que fazem isso cinco vezes por semana.

A análise dos dados sugere que a frequência mais comum de carga e descarga pode estar relacionada ao tipo de atividade comercial dos estabelecimentos. Notavelmente, um percentual significativo dos entrevistados atua no setor de alimentação, como bares e restaurantes. Essa atividade implica na necessidade de receber insumos regularmente, o que explica a alta frequência de carga e descarga.

O estudo fornece informações valiosas sobre o cotidiano das empresas situadas no centro de Itajaí e suas práticas relacionadas ao estacionamento e carga e descarga de produtos. Esses resultados podem ser úteis para a gestão do tráfego e estacionamento na área central da cidade, bem como para o planejamento de políticas que visem melhorar a mobilidade e a eficiência das operações comerciais na região.

O relatório completo foi apresentado pela Federação, durante uma reunião na prefeitura de Itajaí. Estavam presentes, representantes das entidades de classe, o prefeito e vice-prefeito municipal e o Coordenador de Trânsito da Codetran. Essa é uma pesquisa rica em dados que vai ajudar o município a pensar em políticas públicas. Dentro da Coordenadoria nós vamos utilizar todos os dados e alimentar com informações internas também “, destacou o responsável pela Coordenadoria de Trânsito da cidade, Michel Vieira Duarte. A pesquisa foi toda custeada pela Fecomércio e Sindilojas.