A pedido do Conselho das Entidades, a Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou, nesta quinta-feira (06), o Requerimento nº 28/2025, apresentado pelo vereador Beto Cunha (Republicanos. O documento busca esclarecer questões sobre a viabilidade da construção de um novo Batalhão da Polícia Militar no município.
O Conselho das Entidades encaminhou um ofício ao parlamentar solicitando a iniciativa, diante da preocupação com as condições estruturais do atual Batalhão da PM e a necessidade de um espaço mais adequado para o trabalho da corporação. O requerimento aprovado na Câmara questiona a Prefeitura sobre a existência de terrenos públicos disponíveis para essa finalidade. Caso não haja terrenos municipais disponíveis, o documento também indaga sobre a possibilidade de aquisição de um imóvel ou de permuta com o Estado.
Outro ponto de atenção levantado pelo Conselho das Entidades é a necessidade de uma vila militar para os policiais que vêm trabalhar na cidade. Atualmente, muitos aprovados em concurso público optam por não assumir o cargo em Itajaí devido ao alto custo do aluguel, o que impacta diretamente no efetivo disponível para garantir a segurança da população. A criação de um espaço adequado para hospedagem dos agentes poderia contribuir para minimizar esse problema e fortalecer a atuação da PM no município.
Ao Comando da Polícia Militar, são solicitadas informações sobre estudos técnicos que avaliem a estrutura do atual Batalhão, as principais limitações operacionais do prédio e se há segurança jurídica para o uso permanente do terreno ocupado pela corporação, que pertence à Celesc.
Com a aprovação do requerimento, o Conselho das Entidades aguarda as respostas para avançar nas discussões sobre a necessidade de um novo espaço para a Polícia Militar em Itajaí, reforçando seu compromisso com a segurança pública e melhores condições de trabalho para os agentes.